Resenha | Bonsai, Alejandro Zambra | Bang Bang Escrevi

Resenha | Bonsai, Alejandro Zambra

13 de ago de 2015
Olá, caros amigos!
Hoje trago essa dose de amor para vocês, pequeno como um Bonsai, gigante como o elemento vivo que o habita.

Esse compacto livrinho de Alejandro Zambra, nos apresenta uma história sobre a conformidade, sobre o fim, ou acostumar-se ao fim, porque, do casal que protagoniza a história, ela morre e ele fica sozinho no final. Calma, não se preocupem, isso não é um spoiler, é uma das primeiras frases do livro e o começo da brincadeira que o autor faz com os leitores.

O livro conta a história de Emília e Julio, um casal normal que gosta de livros e músicas, que se conheceram, ficaram juntos e estavam fadados a se separarem. O narrador brinca conosco testando hipóteses sobre o fim e por vezes adiando-o, esticando o sofrimento do pobre Julio. O livro é breve, mas devastador. É aquele tipo de literatura que você precisa digerir, e como o próprio protagonista conta, "um daqueles que é preciso revisitar, com o tempo, por sempre achar que deixou passar algo".

O mais divertido do livro, sem dúvida, é ver como Julio se conforma com o fim do relacionamento, ou não, e como o caminho deles se desvencilha. O livro é ao mesmo tempo sério e engraçado, como um extra de sarcasmo adicionado pelo narrador, dando um tom tragicômico aos acontecimentos. Além, é claro, de ser recheado de boas indicações de leitura e referências para quem, como eu, gosta de se aventurar nesses labirintos.

Indico a leitura para quem quer um romance descompromissado e está cansado dos eternos calhamaços.

Ficha Técnica 
Título: Bonsai
Autor: Alejandro Zambra
Acabamento: Brochura
Gênero: Ficção
Editora: Cosac Naify
Ano: 2012
I.S.B.N. 9788540501881
Nº de Páginas: 96

Leia mais Resenhas
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.