Resenha | A Guerra dos Tronos Vol. 1 HQ | Bang Bang Escrevi

Resenha | A Guerra dos Tronos Vol. 1 HQ

27 de jun de 2013
Título Original: A Game Of Thrones Vol. 1
Autor: George R. R. Martin
I.S.B.N.: 9788577343911
Altura: 25 cm.
Largura: 17 cm.
Acabamento : Brochura
Edição : 1 / 2013
Idioma : Português
Número de Paginas : 240
Tradutor : Bruno Dorigatti e Guilherme Costa
Editora: A minha ainda é Barba Negra, mas atualmente ela é produzida pelo selo Casa da Palavra
Avaliação:

Definitivamente eu adoro HQs, mas detesto, profundamente, resenhá-las. O processo de produção  envolve um milhão de pessoas e a maior parte merece destaque e tem também infinitos artistas, por isso, receio que essa sera a maior resenha que já escrevi no blog e terei que dividi-la em subtítulos para não tornar isso um guisado de Westeros. Outra coisa, mas não menos importante: Todas as imagens aparecem em tamanhos maiores quando abertas em uma espécie de Galeria que o Blogger chama de Lightbox.

Os Destaques.

A arte sem dúvida de Michael Komarck e o cuidado da editora de trazer um prefácio escrito pelo próprio George "mata personagens" Martin contando toda a sua relação com histórias em quadrinhos e de como ele começou a lê-las, com algumas piadas internas, como a de não se apegar demais aos personagens e no final o Making Of da produção da HQ dando os relatos e expectativas de toda equipe e um destaque especial para Tommy Patterson e a construção de personagens. E claro, agradando aos leitores com rascunhos da produção e deixando um gostinho de quero mais prometendo para o próximo volume um Making Of de como é produzir a história desde a página do livro até a arte final da edição pronta para ser comercializada.

A História.

Sem muitas novidades aqui. Pra mim que assisto a série, leio os livros e agora agracio a HQ não tenho o que, sinceramente, acrescentar. São três meios de linguagem completamente distintos e em cada um deles a história se mantem fiel em sua grande parte. Sim é muito fiel. E acho que como fãs não esperaríamos algo diferente. Lidar com adaptações é e sempre será caminhar no fio da navalha. Além do mais, Martin é extremamente exigente quanto as adaptações.
O que posso adicionar então. O começo é espetacular e frio e o final é quente, doce e saboroso.

A Arte

Sensacional é a primeira palavra que vem a minha cabeça. Todo o escopo da HQ foi desenhado por Tommy Patterson, com exceção das aberturas de capítulos que são de Mike S. Miller e as imagens que abrem e fecham o prefácio são do Alex Ross, que é conhecido pelo grau de realismo que consegue dar aos desenhos, mas acho que o Komarck supera esse realismo infinitamente.
Abaixo respectivamente: Komarck, Ross e Patterson.

  

A Adaptação

Os traços são incríveis e os personagens pouco se parecem com os da HBO e isso é explicado no Making Of, eles teriam que possuir uma estética diferente. Assim como Khal Drogo visto acima é animalesco e parece que saiu de uma HQ dos Vikings ou do Conan, Daenerys é o oposto mostrando ser frágil e com traços de realeza. Abaixo diversos momentos em Winterfell e um pouco de além-da-muralha.

   

Outras coisas que notei é que as feições do Tyrion dão-lhe um ar de macaco, e que as roupas dos Starks parecem uniformes de guerra, principalmente os da Guerra Civil Americana, a terceira imagem é do uniforme da Marinha Chinesa da Primeira Guerra Mundial. E ainda falando dos Starks, as suas fisionomias remetem ao jogo Castlevania, que possui diversos títulos. As características se assemelham com os membros da Família Belmont.

  
O primeiro volume contém 6 edições que são lançadas mensalmente, o segundo já pode ser adquirido na Amazon em inglês e contem as edições 7-12 e não tem notícias ou a previsão do seu lançamento no Brasil.
E provavelmente o próximo volume será diferente desses, tendo em vista que a Editora Barba Negra fechou suas portas no final de 2012. Espero que encontrem outra editora para dar continuidade ao trabalho magnífico que é essa HQ e que logo lancem o próximo volume tendo em vista que estão planejados 24 edições mensais no total o que caracteriza 4 volumes de Novela Gráfica para nós.

Leia aqui mais resenhas da série. Unpacking do meu Box e dos livros 3 e 4 adquiridos na Submarino, resenha de Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, um post especial com as comidas e bebidas do segundo livro, resenha de A Tormenta de Espadas e por último a visita a Exposição da Série que aconteceu aqui em São Paulo.

Sinopse

O inverno está chegando é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister.
Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.

Bom good fellas é isso :)
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.